terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Responsável por laboratório continua presa


Umuarama – A técnica responsável pela produção de remédios sem autorização do Ministério da Saúde em Umuarama, Maria do Carmo Mendes Martins, presa durante operação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e polícias na quarta-feira passada, continua atrás das grades na 7ª Subdivisão Policial nesta cidade. O Ilustrado teve acesso ao inquérito ontem e, em depoimento, a técnica afirmou não saber que os fitoterápicos eram medicamentos que precisavam de autorização para serem produzidos. Maria é responsável de gestão empresarial e técnica do laboratório Fitonatura, que no inquérito consta como razão social da Laborderm, entretanto, a empresa nega qualquer ligação senão o parentesco com os envolvidos. 


No inquérito, Maria afirmou para a delegada do Núcleo de Combate aos Crimes Contra a Saúde (Nucrisa), Paula Brisola, que começou a produzir os medicamentos há cinco anos. A princípio ela tinha autorização para trabalhar com a castanha da índia e com cascara sagrada, mas a produção acabou aumentando. Na quarta-feira, durante a ação policial, foram apreendidos trinta tipos de medicamentos não regularizados. 


Segundo Maria, por se tratar de plantas, ela não imaginava que precisaria de autorização na Anvisa. A responsável também afirmou em depoimento não ter conhecimento de que fitoterápicos são medicamentos.
Foram apreendidos mais de 700 quilos de remédios e insumos, a maioria deles corresponde aos medicamentos de tarja vermelha, que não precisam de prescrição médica. Entretanto, entre a produção havia o remédio Piscicarium, que por ser feito a base de Valeriana, uma planta medicinal com efeito sonífero e calmante, precisa de receituário, segundo disse a delegada Paula. No depoimento, Maria afirmou não ter conhecimento disso. 


fonte: http://www.ilustrado.com.br/2011/ExibeNoticia.aspx?Not=Respons%C3%A1vel%20por%20laborat%C3%B3rio%20continua%20presa&NotID=527

Nenhum comentário:

Postar um comentário