quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Polícia Federal - Anfetaminas apreendidas MG e ES

Em meio à discussão sobre a venda de remédios inibidores de apetite, a Polícia Federal (PF) deflagrou, ontem, operação contra o comércio ilegal de anfetaminas, usadas em tratamentos para emagrecimer que estão na mira da agência. Na operação Efeito Colateral, os agentes da PF cumpriram sete mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão em oito municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Cinco pessoas foram presas e duas fugiram.

A PF começou a investigar o contrabando dos medicamentos, em outubro do ano passado, com a agência de drogas Drug Enforcement Administration (DEA), dos Estados Unidos. Desde então, 10 pessoas foram presas nos dois países e houve apreensão de 605 fórmulas de medicamentos, o equivalente a cerca de 43kg da substância. Toda a droga era escondida em papel carbono, balas e bombons para dificultar a identificação em caso de revistas. De acordo com a PF, empresários enviavam, pelos Correios, remédios como femproporex, anfepramona e fluoxetina. As encomendas chegavam ao Brasil emnome de brasileiros moradores de cidades norte-americanas.

Sete dos mandados de busca e apreensão foram cumpridos em farmácias de manipulação. Segundo o delegado da Polícia Federal Bruno Zampier, de Governador Valadares, o comércio ilegal dos remédios é realidade no Brasil. ´Há abuso no uso desses medicamentos e a venda sem prescrição médica.` Peritos analisaram os produtos e constataram que, em algumas pílulas, havia concentração até 10 vezes maior que a permitida no Brasil. O ´crescimento` do comércio ilegal é argumento usado por defensores da manutenção dos inibidores de apetite no mercado. (Ana Elisa Santana)

fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/02/23/brasil2_1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário