segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Automedicação pode mascarar o verdadeiro problema, alerta MS

RISCO

Quem se automedica com freqüência pode estar mascarando o verdadeiro motivo da dor.

Quem faz o alerta é o coordenador de Gestão do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira. Segundo ele, usar um medicamento em caso de dor de vez em quando é normal.

O problema é o exagero, é toda vez que tiver um dor de cabeça, por exemplo, tomar um comprimidinho, sem nunca investigar as causas do desconforto. Marco Aurélio Pereira, explica que esses remédios paliativos podem mascarar problemas mais sérios de saúde.

"Isso é muito subjetivo porque uma dor de cabeça pode ser feito de uma insolação, ou tem até dor de cabeça oriundo de problema de vista, você vai tomar, vai passar o efeito do medicamento volta a dor.
Se você atacar só um sintoma, você pode ocultar um problema maior.

O que eu quero dizer: eu tenho todo dia uma dor de cabeça e vou tomando todo dia um medicamento, mas aquela minha dor de cabeça pode ter uma outra origem completamente diferente e que eu vou mascarar."
Todo medicamento, mesmo os que são vendidos sem receita médica, tem uma indicação específica e restrições. Por isso, é importante ler sempre a bula, como alerta o coordenador do Ministério da Saúde.
"Você precisa saber que não pode tomar aquilo, antes de pegar uma estrada para dirigir um veículo, ou seja, a preocupação nossa é a de que as pessoas não vejam o medicamento como algo qualquer. Existe uma frase que diz que a diferença do medicamento para o veneno é a dose."

O coordenador de Gestão do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde ressalta que é importante procurar um médico ou o próprio farmacêutico antes de comprar qualquer medicamento.(Ministério da Saúde)

fonte: http://www.douradosagora.com.br/noticias/ciencia-e-saude/automedicacao-pode-mascarar-o-verdadeiro-problema-alerta-ministerio-da-saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário