segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Câmeras flagram venda incorreta de anti-inflamatórios, um risco à saúde

Edição do dia 27/12/2010
27/12/2010 09h08 - Atualizado em 27/12/2010 09h08

Isso é um perigo enorme para a saúde, já que estes remédios proporcionam uma falsa sensação de que a doença está curada.

O jeitinho brasileiro chegou ao balcão da farmácia. Com a proibição da venda de antibióticos sem receita, tem gente empurrando antiinflamatório para o cliente. Isso é um perigo enorme para a saúde, já que estes remédios proporcionam uma falsa sensação de que a doença está curada.

Um produtor do Bom Dia Brasil vai até uma farmácia reclamando de dores de garganta. Pede um antibiótico, mas está sem a receita.

Repórter: Mas não tem outra coisa que eu possa comprar?
Funcionária:
Pode tomar um anti-inflamatório. Antiinflamatório você pode, uma Nimesulida.
Nimesulida é um medicamento de tarja vermelha, só pode ser comprado com prescrição médica. A funcionária da farmácia afirma: "Então você entra com antiinflamatório. Você pode tomar uma coisinha para dor também".
Em outra farmácia, o produtor pede um antibiótico. Mas, de novo, a atendente oferece anti-inflamatórios.

Repórter: Se eu tomar só antiinflamatório dá?
Funcionário: Ajuda. Se não resolver vai ter que partir para o antibiótico.
Depois, dá outra opção: Antibiótico, mesmo sem a receita. “Eu tenho até umas Amoxilinas que ainda não entraram, que é o que eu tinha antes”, diz a funcionária.

Repórter: Essas que não entraram podem ser compradas sem receita?
Funcionária:
Podem.

O diretor do Conselho Regional de Farmácias em Campinas assistiu aos flagrantes e condenou a prática. “De forma alguma poderia estar ocorrendo, é uma situação totalmente contra ao que preconiza a profissão”, diz o diretor do Conselho Regional de Farmácia Leonel Francisco Almeida.

O médico Agrício Crespo explica que antibióticos e antiinflamatórios são remédios completamente diferentes. “O antiinflamatório serve para tratar inflamação. Que é a presença da dor, do inchaço, e da temperatura alta no local da inflamação. Antibiótico é outra categoria. Ele trata bactérias. O antibiótico ele elimina bactéria, ele cura doença, o antiflamatório não”, afirma Agrício Crespo.

Usados de forma errada os antiinflamatórios podem provocar efeitos colaterais como gastrite, úlcera, insuficiência renal e até um derrame. Por isso, devem ser consumidos com orientação médica. Segundo os especialistas a substituição de antibióticos por antiinflamatórios pode piorar o quadro do paciente. E em casos mais graves até provocar a morte.

"As pessoas que tomam antiinflamatório no lugar do antibiótico apenas vão ter a doença mascarada, porque ele vai combater no início a febre, a dor, o inchaço, mas não a doença. A infecção continua progredindo", diz o médico.

Os médicos informam que se houver bactérias provocando a doença, somente antibióticos, adequadamente indicados podem curar o paciente.

fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/12/cameras-flagram-venda-incorreta-de-anti-inflamatorios-um-risco-saude.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário