quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Funcionamento de unidades volantes de saúde será submetido à consulta pública


A Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) pretende regularizar o funcionamento de postos de medicamento e unidades volantes, além da relação de remédios que podem ser comercializados nestes estabelecimentos. A consulta pública, aberta no último dia 22 de dezembro, vai até 20 de abril de 2011, onde a população pode enviar sugestões e críticas.

Para Maristela Zandoná, farmacêutica e fiscal sanitária do departamento de Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a regularização é necessária, pois, apesar da Lei 5.991/73 definir o que são postos de medicamentos e estabelecimentos destinados exclusivo à venda de medicamentos e unidades volantes, a lei não informa quais medicamentos são autorizados para serem vendidos ou distribuídos nas unidades.

Conforme Maristela, a lei 5.991 estabelece que a relação de remédios disponibilizados nas unidades volantes e postos de medicamentos deverá ser elaborada pelos órgãos de Vigilância Sanitária Federal. “Há 37 anos, as unidades funcionam sem uma norma que regule os tipos de medicamentos autorizados para o comércio nessas unidades”, afirma.

A Anvisa pretende ainda estabelecer como deverá funcionar tanto os postos de medicamentos quanto as unidades volantes. Entre as propostas, pode surgir a exigência da presença de um farmacêutico nos estabelecimentos. Segundo a fiscal, a atenção farmacêutica é essencial nessas unidades. “O paciente precisa de orientação, assim, informamos quais as reações adversas e como deve ser ingerido, se antes ou depois de uma refeição, por exemplo”, informa.

O farmacêutico é responsável ainda pelo controle de estoque, das datas de validade e se as formas de armazenamento estão sendo obedecidas (temperatura que os remédios devem estar, pois eles não podem ser expostos a radiação solar e umidade). Com isso pode-se alterar a ação do medicamento no organismo do paciente.

Onde
A proposta de Resolução está disponível na íntegra no site: www.anvisa.org.br. A população pode enviar sugestões e críticas até o dia 20 de abril de 2011, por escrito, em formulário próprio, no endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/UNTEC/GADIP, SAI Trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050; ou para o fax (61) 34625613; ou para o email: cpXX-2010@anvisa.gov.br.

fonte: http://www.bvnews.com.br/cotidiano7954.html

Itens relacionados - Consulta Pública nº 115
link: http://comunidadefarmciabrasileira.blogspot.com/2010/12/consulta-publica-postos-de-medicamentos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário