terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O que significa Rx?

Neste artigo vamos tentar responder a uma pergunta que sempre nos é feita. O que significa o símbolo da farmácia e da moderna prescrição, Rx?

Presente sempre no topo das prescrições, antecedendo a formulação, este símbolo tem várias explicações quanto ao seu significado.

A explicação mais simples – mas não a mais romântica – é que Rx é uma abreviação para a palavra latina recipere ou recipe, que significa “faça uso de”.

Antes dos medicamentos industrializados, os apotecários (também conhecidos com doutores), podiam vender prescrever uma formulação. Eles podiam misturar os diversos componentes para obter um medicamento ou remédio.

Nos Estados Unidos, penas no início do século XIX é que ocorreu a diferenciação entre os apotecários, originando e os farmacêuticos e os médicos, tal qual os conhecemos.

Na Europa, por exemplo, esta distinção já existia desde o século XIV, quando Frederico III separou oficialmente a farmácia da medicina.

De acordo com a XIX Edição do Pharmaceutical Handbook, Rx significa “fiat mistura”, ou seja, preparar a mistura, manipular a mistura. Em algumas prescrições o Rx inicial é substituído pelo F.S.A (Fiat Secumdum Artem), ou faça-se segundo a arte.


Inicialmente, o símbolo era representado com um R, cuja “perna” diagonal era cortada por um pequeno traço diagonal, formando um x.

Esta representação nos leva a uma outra: o símbolo Rx não é, como geralmente se acredita, a abreviação de recipe, mas sim uma outra coisa: uma invocação ao deus Júpiter. Segundo o livro “Devils, Drugs and Doctors, de 1931″, o símbolo Rx é uma invocação ao deus Júpiter, para que auxilie na efetividade do tratamento. Em alguns manuscritos médicos antigos, o “R” é atribuído ao deus Júpiter, e o “Rx” (ou seja, um “R” com a perna cortada) é uma corruptela deste símbolo ancestral. Repare que o símbolo astrológico para oplaneta Júpiter assemelha-se a um R cortado .

Outra explicação possível é que o símbolo seja derivado o Olho de Horus, cuja explicação completa você pode ver clicando aqui.

A palavra farmácia, criada na idade média, deriva do grego pharmakeia, que por sua vez deriva de pharmakón, o que significa, medicamento, veneno ou alimento.

Apesar de verdadeira história da farmácia começar na China (com o Pen-T-Sao, ou Livro das Ervas), a compilação mais famosa é o Papiro de Ebers, datado de 1500 AC (provavelmente uma compilação dos Livros de Thoth, datado de 3000 AC).

Nestes manuscritos egípicios, está grafado o termo Ph-ar-maki (que significa “o guardião da seguridade”), atribuído ao deus Thoth, patrono dos médicos, e que recolocou, por meio de sua magia, o Olho de Hórus novamente no lugar.

A farmácia na Europa foi derivada da tradição grega, mas foi “contaminada” com influencias egípicias e asiáticas, além do árabe. Assim, o Olho de Hórus pode ser a maior influência no símbolo da prescrição farmacêutica, o Rx.

fonte: http://memoriadapharmacia.com.br/?p=69

2 comentários:

  1. Olho de Hórus:

    Na mitologia egípcia, Hórus (ou Heru-sa-Aset, Her'ur, Hrw, Hr ou Hor-Hekenu) é o deus dos céus[carece de fontes?], muito embora sua concepção tenha ocorrido após a morte de Osíris.[carece de fontes?] Hórus era filho de Osíris[1].

    Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua. Matou Seth, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito[carece de fontes?].

    Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Hórus, (anteriormente chamado de Olho de Rá, que simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas.[carece de fontes?] Depois da recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.

    O olho de Hórus que foi ferido (o olho esquerdo) é o olho da Lua e o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.

    Alguns detalhes do personagem foram alterados ou mesclados com outros personagens ao longo das várias dinastias, seitas e religiões egípcias. Por exemplo, quando Heru (Hórus) se funde com Ra O Deus Sol, ele se torna Ra-Horakhty. O olho de Horus egípcio tornou-se um importante símbolo de poder chamado de Wedjat, que além de proporcionar poder afastava o mau-olhado, pois segundo os egípcios os olhos eram os espelhos da alma.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%B3rus

    ResponderExcluir
  2. Aqui estão os investidores contato Email detalhes,_ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp +1 989-394-3740 que me ajudou com o empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar o meu negócio e eu sou muito grato,Foi realmente difícil para mim aqui tentando fazer um caminho como uma mãe solteira coisas não tem sido fácil comigo, mas com a ajuda de Le_Meridian colocar sorriso no meu rosto como eu vejo meu negócio crescer mais forte e expansão também.Eu sei que você pode surpreender por que eu colocar coisas como esta aqui, mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer um que procura por ajuda financeira ou passar por dificuldades com o negócio lá ou quer iniciar o projeto de negócio pode ver isso e ter esperança de sair do sofrimento..Obrigado.

    ResponderExcluir