terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Olho de Horus


O Olho de Hórus foi um dos amuletos mais comuns do antigo Egito. Assemelha-se a uma cabeça de falcão estilizada com seu olho. O deus Hórus é o deus do sol e do céu, estando associado com a regeneração, saúde e prosperidade. Também foi associado ao ocultismo e exoterismo. Este olho também recebe o nome de “udjat” ou “utchat, o que significa “olho sonoro”.

Segundo a mitologia, Hórus era filho de Osíris e Isis, também era chamado de “Hórus, que legisla com os dois olhos”. Seu olho direito representava o sol e o olho esquerdo representava a lua. De acordo com a lenda, Hórus perdeu seu olho esquerdo durante um combate com seu tio malévolo, Seth, enquanto vingava a morte de seu pai. Seth arrancou o olho de Hórus, mas perdeu o compate porque o conselho dos deuses considerou Hórus vitorioso. O olho foi recolocado pelos poderes mágicos do deus Thoth. Hórus então ofereceu o olho a Osíris, que o fez renascer.

Como amuleto, o Olho de Hórus pode ser encontrado em três diferentes variedades: só o olho esquerdo, só o olho direito ou ambos. O olho é construido em frações múltiplas de 1/64 avos, que fazia parte da mágica de Thoth.

O Olho de Hórus é representado como um olho humano, caracterizado pelo estilo egípicio típico, que lembra a cabeça de um falcão.

O atual símbolo das farmácias e das prescrições, Rx, é derivado das três partes que compõem Olho de Hórus.

No antigo egito, o olho era usado durante os funerais, como um amuleto de proteção contra o mal e para garantir o renascimento na nova vida, decorando múmias, sarcófagos e tumbas. O Livro da Morte instrui que os olhos utilizados em amuletos devem ser feitos de uma pedra denominada “Lapis Lazuli” ou uma pedra denominada mak, encrustradas em ouro.

Como adorno, pode ser feito de ouro, prata, lapis, madeira, porcelana ou cornalina. Nest caso, o olho serve para garantir segurança, proteção saúde e dar a quem utiliza sabedoria e prosperidade. Também é denominado “o olho que tudo vê”.

O Olho de Hórus e a Farmácia

Como dissemos, o Olho de Hórus está associado ao símbolo Rx, que representa a farmácia moderna. A figura ao lado compara os dois símbolos, e como se vê, são muito parecidos.

Mas, mais que isso, o Olho de Hórus é também uma espécie de régua, um instrumento de medida. Vamos tentar entender como:

Os antigos egípcios usavam um sistema de frações baseado em caracteres distintos, por exemplo, 1/2 era um símbolo, 3/4 era outro, etc, mas tinham uma regra geral.

Em particular, as frações do tipo 1/2^n (que seriam tipo 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/32…) tinham símbolos especiais, e, adivinham, a associação desses simbolos, do 1/2 até o 1/64 é o olho de Hórus. Por detrás disso está um conceito matemático denominado série infinita, que basicamente é: 1/2 + 1/4 + 1/8 + 1/16 + 1/32 … = 1

Não se sabe se os egípcios acreditavam que a série terminava no 1/64 (talvez não conseguissem  diferenciar frações menores que essa, a idéia seria que todos juntos formariam a unidade.

É interessante também que cada fração representaria um sentido, ou seja, a visão, o olfato, o paladar, o tato, a audição, e o sexto sentido, que seria o pensamento. A figura mostra, no olho de Hórus, quais são os símbolos de cada fração:


1/2 representa o olfato
1/4 representa a visão
1/8 representa o pensamento, que seria a sobrancelha.
1/16 representa a audição
1/32 representa o paladar, uma linguinha bem comprida.
1/64 representa o tato, que seriam as duas perninhasem contato com o mundo embaixo.

Não é incrível?

Por todos estes significados, o Olho de Hórus mantém íntima relação com as Ciências Farmacêuticas. Afinal, o símbolo Rx deriva diretamente do Olho de Hórus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário