quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Naftalina em espaços fechados pode causar cancro, diz OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu que a existência de naftalina nos espaços fechados pode ter efeitos na saúde humana, podendo mesmo causar cancro, aconselhando que se bana esta substância poluente de casas e locais de trabalho, noticia a Lusa.

Num documento com linhas orientadoras para a qualidade do ar em espaços fechados, a OMS juntou cerca de 60 investigadores internacionais de várias áreas, que estudaram nove poluentes que indiciam níveis máximos de exposição em casas, escritórios ou outros espaços fechados.

Dos poluentes estudados, a naftalina, que é usada por decisão consciente pelos utilizadores dos espaços fechados, foi classificada como «possivelmente cancerígena» para humanos, dadas as conclusões de testes em ratinhos de laboratório.

No entanto, segundo o documento, «as principais preocupações para a saúde perante a exposição à naftalina são lesões respiratórias, incluindo cancro nas vias respiratórias, como foi demonstrado nos estudos em animais, e anemia».

«Com concentrações de naftalina superiores à lesão mais baixa, várias inflamações e tumores foram reportados», explica o estudo.
Perante estas conclusões, a OMS recomenda que «a forma mais eficiente de prevenir altas exposições a este poluente será abandonar ou banir o uso de bolas de naftalina».

A OMS lembra que as bolas de naftalina são perigosas, sobretudo para crianças, que muitas vezes as ingerem.

O documento recorda que os níveis de naftalina em espaços fechados «pode exceder as concentrações no exterior, devido a uma variedade de potenciais fontes» deste poluente, incluindo tabaco, combustão interna ou produtos consumidos.

Além da naftalina, o estudo da OMS analisou ainda o benzeno, o monóxido de carbono, o formaldeído, o dióxido de nitrogénio, o radão, o tricloroetileno e o tetracloroetileno, na sua maioria causadores de cancro.
As linhas de orientação divulgadas pela OMS têm como objectivo que autoridades, profissionais de saúde e especialistas envolvidos nos projectos de construção e equipamento de edifícios conheçam os riscos dos materiais que utilizam e que os rodeiam.

fonte: http://diario.iol.pt/sociedade/oms-naftalina-tvi24-cancro-saude/1220395-4071.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário