terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Saúde atualiza informações sobre 343 remédios mais usados no Brasil

Formulário Terapêutico Nacional serve de guia para prescrições médicas.
Informações também estarão disponíveis para usuários na internet.

Fábio Tito Do G1, em Brasília
O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (14) em Brasília o Formulário Terapêutico Nacional (FTN) 2010, que contém informações sobre os 343 medicamentos mais utilizados no Brasil, distribuídos na rede pública e comercializados em farmácias e drogarias.

A publicação serve de guia para que médicos prescrevam remédios contra as doenças mais comuns no território nacional. Entre os remédios incluídos, estão antibióticos, antiinflamatórios e medicamentos para diabetes e hipertensão.

O formulário contém informações sobre indicações, contra-indicações, cuidados na administração, efeitos adversos e armazenamento dos produtos. O conteúdo também estará disponível aos usuários no site do Ministério da Saúde.

"Quando o médico prescrever um medicamentos, estamos orientando que o o paciente seja curioso e pergunte, busque informações sobre os medicamentos com quem o prescreveu, que terá a publicação em mãos, ou através do site", afirma José Miguel do Nascimento Júnior, diretor de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Os 60 mil exemplares do FTN 2010 serão distribuídos às equipes da Estratégia Saúde da Família, gestores estaduais e municipais de saúde, entidades da área médica e farmacêutica, faculdades de farmácia e unidades do Programa Farmácia Popular. Segundo Nascimento, o objetivo é que cada profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) tenha um exemplar em mãos.

Esta é a segunda edição do formulário - a primeira foi lançada em 2008. Os medicamentos relacionados no livro estão na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), atualizada a cada dois anos e cuja última edição foi publicada em maio de 2010.

fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/12/saude-atualiza-informacoes-sobre-343-remedios-mais-usados-no-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário