Oreste Golanovski, 71 anos, vai receber selo e medalha, hoje, em Canoinhas
Não é por acaso que um homem de 71 anos será homenageado hoje, em Canoinhas. Orestes Golanovski fez e ainda faz história na cidade, no Brasil e no mundo. Ele foi considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) o maior doador de sangue. Para comemorar esse exemplo de boa vontade, ele vai receber a Medalha do Contestado e um selo comemorativo.Orestes, hoje com problemas de saúde, fala pouco. Mas, quando o assunto é doação de sangue, ele se transforma. Tem orgulho de dizer que já doou mais de 180 vezes e colaborou de outras maneiras também:
– O exemplo não é só meu. Minha família, amigos e desconhecidos, todos têm de estar envolvidos com essa ação.
O ato de doar sangue começou bem cedo, em 1958. Orestes estava no Exército, no Rio, e foi chamado para fazer uma doação. A paixão foi tanta que, sempre que necessário, lá estava ele.
– Gostei de participar. A partir daí, comecei a incentivar os colegas.
Em 1991, um sonho virou realidade. Orestes fundou a Associação de Doadores Voluntários de Sangue de Canoinhas (Adosarec). Hoje, a unidade conta com 4,2 mil doadores cadastrados.
– Já transportamos mais de 20 mil doadores para o PR, SC e RS. Fazemos um trabalho de repercussão nacional – diz.
Esse envolvimento continua até hoje. Em 2005, a unidade criou o Turismo do Sangue, em que várias pessoas viajaram pelo Brasil distribuindo panfletos mostrando a importância de ser um doador.
Há quatro anos foi criada a Quarta do Pastel. Toda semana são vendidos cinco tipos de pastéis, e o dinheiro arrecadado é revertido para a associação. Mesmo não conseguindo mais doar, seu Orestes vive em função da Adosarec e de convidar desconhecidos para doar.
O lançamento do selo e a entrega da medalha ocorrerão em uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Canoinhas.
taisa.rodrigues@an.com.br
fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3141444.xml&template=3898.dwt&edition=16084§ion=213
Nenhum comentário:
Postar um comentário