terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Assistência Farmacêutica evita desperdício e falta de medicamentos




Equipe da Farmácia Básica do Município é coordenada pelas farmacêuticas Juliana Manosso e Fayla Michele Bosso - Foto: Thiago Salvador
Farmácia Básica do Município adota medidas que garantem economia na aquisição de medicamentos e fornecimento contínuo às unidades de saúde mantidas pela Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde tem garantido o fornecimento gratuito de medicamentos básicos nas unidades de saúde mantidas pela Prefeitura. Desde o ano passado, foi implantado um método que garante a qualidade e quantidade de medicamentos para a população. É a Assistência Farmacêutica implantada na Farmácia Básica da Unidade Central de Saúde, que funciona na Rua Aral Moreira, ao lado da Câmara Municipal.

A Farmácia Básica tem como principais atribuições receber, estocar, conservar, controlar o estoque e inventariar, distribuir e supervisionar os medicamentos utilizados diariamente nas unidades de saúde da rede municipal. Ela mantém em estoque, numa quantidade suficiente, uma lista de 116 medicamentos considerados essenciais, ou seja, que não podem faltar nas unidades de saúde da rede básica.

Com a implantação da Assistência Farmacêutica foi possível fazer um controle melhor do estoque de medicamentos desde a entrada até a armazenagem e distribuição para as unidades de saúde. Isso garante economia aos cofres públicos porque permite que a Prefeitura faça a aquisição, através de pregão, das quantidades consideradas necessárias. “Os pedidos são realizados com base na dispensação e no período do ano a fim de evitar a falta dos medicamentos e também desperdícios como a perda de validade dos mesmos”, explica a farmacêutica Juliana Manosso.

As Farmacêuticas, Fayla Michele Bosso e Juliana Silveira Manosso, são as responsáveis pela Farmácia Básica do Município. “Nosso objetivo é trabalhar para garantir a satisfação da população atendida e dos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde”, enfatizou Fayla.

O novo pregão para aquisição de medicamentos para a rede básica de saúde está sendo preparado para o mês de março.


Fonte:  http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=189818 

2 comentários:

  1. Amigo. Por favor em que estado, cidade este projeto está implantado? Parabéns às colegas citadas. Como já falei aqui é minha função assessorar municípios da Coordenadoria Regional de Saúde em que trabalho na implantação da Assistência Farmacêutica na rede básica. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Cidade de Ponta Porã colega Lisia. Mato Grosso do Sul

    ResponderExcluir