quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Goiânia - Farmácia popular vai distribuir, de forma gratuita, 24 tipos de medicamentos

Cidades - A partir de segunda-feira, dia 14, farmácias populares e rede "Aqui tem farmácia popular" distribuirão
medicamentos destinados aos tratamentos de hipertensão, diabetes, asma, rinite, parkinson, osteoporose e glaucoma

As farmácias populares e a rede "Aqui tem farmácia popular" de Goiânia irão distribuir gratuitamente os medicamentos utilizados no tratamento de doenças como hipertensão e diabetes a partir da próxima segunda-feira, 14.

A iniciativa faz parte do programa "Saúde não tem preço", criado pelo Governo Federal no início do mês com o objetivo de diminuir as despesas das famílias carentes que precisam adquirir remédios frequentemente para estes problemas de saúde.

Serão disponibilizados 24 tipos de medicamentos que incluem outras cinco doenças como asma, rinite, parkinson, osteoporose e glaucoma. É necessário a apresentação de CPF, documento com foto e receita médica para obtê-los.

Números
No Brasil, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS) a hipertensão arterial é diagnosticada em cerca de 33 milhões de brasileiros. Destes, 80%, aproximadamente 22,6 milhões de hipertensos, são atendidos na rede pública de saúde. Entre os 7,5 milhões de diabéticos diagnosticados no país, seis milhões (80% do total) recebem assistência no SUS.

O aumento da prevalência da hipertensão, diabetes e obesidade é atribuído a padrões alimentares e de qualidade de vida, diretamente ligados à má alimentação , falta de atividade física e ao estresse.

Goiânia
Em Goiânia existem três unidades da Farmácia Popular, localizadas nos setores Central, Capuava e Rio Formoso. A população poderá adquirir os medicamentos também na rede conveniada de estabelecimentos privados "Aqui tem farmácia popular", espalhados por toda a cidade.

O Farmácia Popular foi criado em 2004, com unidades próprias conhecidas como Farmácia Popular do Brasil, para oferecer à população mais uma forma de acesso a medicamentos, além dos cerca de 560 tipos oferecidos gratuitamente nas unidades públicas de saúde.

Em 2006, a estratégia foi estendida à rede privada, recebendo a denominação "Aqui Tem Farmácia Popular". Atualmente, essa modalidade do programa é desenvolvida em mais de 2,5 mil municípios.

Um comentário:

  1. fonte da noticia: http://www.onoticiado.com.br/noticias/eleicoes-2010/143-saude/7711-goiania-farmacia-popular-vai-distribuir-de-forma-gratuita-24-tipos-de-medicamentos.html

    ResponderExcluir