quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Doenças negligenciadas - Brasil com números consideráveis

Wagner Ramos alerta para relatório da OMS sobre doenças negligenciadas

Da assessoria
A Organização Mundial de Saúde apontou o Brasil como um dos 149 países que apresentam números consideráveis de novos casos de doenças tropicais, no mundo, geralmente tratadas de forma negligente. Em seu último relatório, a OMS alertou que essas doenças atingem “silenciosamente” mais de 1 bilhão de pessoas no mundo.

O documento – que estimula ações conjuntas para superar o impacto global das “doenças tropicais negligenciadas” – chamou a atenção do deputado Wagner Ramos (PR) por revelar 17 tipos de males e, entre eles, a hanseníase ou lepra. “Precisamos continuar desenvolvendo e intensificando esforços conjuntos cada vez mais consistentes para reduzir, ao nível da infecção, essa doença e quaisquer outras que ainda não tenham sido erradicadas de Mato Grosso”, disse o parlamentar.

Entre as relacionadas pela OMS estão hanseníase, dengue, mal de Chagas, raiva, conjuntivite granulosa, leishmaniose, cisticercose, esquistossomose, tênia, hidática policística e "cegueira dos rios". O relatório afirma ser viável o controle dessas doenças, mais comuns em áreas rurais e favelas urbanas. Elas podem causar cegueira, úlceras e cicatrizes, dor severa, deformidades e danos em órgãos internos e nos desenvolvimentos físico e mental do paciente.

Na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei nº 198/2010 – de autoria de Wagner Ramos e já aprovado em primeira votação – autoriza o governo a criar um centro de referência para tratamento exclusivo dos pacientes da hanseníase. A implantação desse centro poderá acontecer em parceria com as prefeituras, hospitais beneficentes, instituições universitárias públicas e privadas, e instituições filantrópicas que ofereçam cursos e atendimentos nessa especialidade.

No centro de referência, as pessoas acometidas pela hanseníase em sua fase inicial terão direito a diagnóstico e tratamento. Em 2007, Mato Grosso teve o quinto maior número de novos casos no país. Nas últimas décadas, o Brasil foi o segundo no mundo perdendo apenas para a Índia.

O PL 198/2010 deu entrada nesta quarta-feira (17) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

fonte: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=34&id=142611

Nenhum comentário:

Postar um comentário