segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Enfermeiros reconhecem competência a parteiros para passarem receitas

Enfermeiros reconhecem competência a parteiros para passarem receitas


"É evidente que os enfermeiros obstetras têm competências para garantir a vigilância das gravidezes normais." Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), foi clara, admitindo que "dentro da vigilância existe um conjunto de intervenções, como a prescrição de exames e de medicamentos", escreve o ionline. A questão surge depois de a Associação de Enfermeiros Obstetras ter revelado, sexta-feira, que vai sugerir que estes profissionais especializados possam prescrever medicamentos e exames, dentro desta área da saúde.

A ideia, esclarece a presidente daquela associação, Dolores Sargo, é "que possamos prescrever certos medicamentos e exames das áreas de vigilância pré-natal e pós-parto". No âmbito da 3.a Conferência das Parteiras Europeias (EMA - European Mildwives Association), o tema veio a debate. "A EMA congrega associações de enfermeiros obstetras de todos os países europeus. Foi feito um estudo, onde participaram 29 países, e constatou-se que quase 50% destes profissionais prescrevem medicamentos no resto da Europa", revela a presidente. Porém acrescenta: "Não vai ser fácil."

Mas o cenário não parece assim tão longínquo. Apesar de a proposta ainda não estar formalizada, a ideia não foi excluída pela Ordem dos Enfermeiros. "Seria bom para a saúde geral, assim como um ganho económico", defende a bastonária. E explica: "Normalmente a enfermeira indica o que fazer e depois a paciente vai ao médico, para que este passe a receita."

A Associação dos Enfermeiros Obstetras concorda: "É uma forma de rentabilizar os custos, para evitar gastos no médico e perda de tempo", assume Dolores Sargo, sublinhando: "Nós não queremos ser médicos, mas fazer aquilo que podemos, sem qualquer tipo de risco."

Apesar de avisar que a área tem de ser estudada, Maria Augusta Sousa é clara: "Temos uma posição assumida, de que é preciso avançar nos protocolos que protegem a mulher e a economia", esclarece a bastonária.

Prevê-se que durante a próxima semana a proposta já esteja delineada para ser entregue na Ordem dos Enfermeiros: "Queremos que seja a própria EMA a fazer uma declaração, consoante as conclusões da conferência", afirma Dolores Sargo, que lembra que "cada país tem uma regulamentação própria, mas existe uma directiva comunitária".

De acordo com as palavras da bastonária da Ordem dos Enfermeiros: "Há, no nosso país, um desaproveitamento das competências gerais e da melhoria dos cuidados prestados à mulher e à criança." É aqui que a luta tem início.

fonte: http://www.rcmpharma.com/news/10758/51/Enfermeiros-reconhecem-competencia-a-parteiros-para-passarem-receitas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário