quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Você confia no seu médico?

Você confia no seu médico?




Pesquisa aponta que 53% dos brasileiros recomendariam o último médico que consultaram e 70% afirmam confiar no profissional que os atendem.

As informações são resultado de um estudo realizado Ibope Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), com 22.581 pessoas de 23 países, inclusive o Brasil. A proposta era medir a percepção da população mundial em relação à própria saúde e à forma como cada um se cuida, além de avaliar a relação médico-paciente.

Os resultados superam a média mundial de recomendação (44%) e de confiança (67%). Índices de confiança elevados, superiores a 80%, encontram-se em países como Espanha, Índia, França e Japão. Já os mais baixos, inferiores a 50%, estão na Islândia, Suíça e no Reino Unido – o que revela que não há um padrão por continente.

Orientações claras
O levantamento aponta, ainda, que 60% dos entrevistados em todo o mundo preferem que os médicos digam exatamente o que os pacientes devem fazer, ao invés de dar opções de tratamento para que eles escolham uma.

Você se considera saudável?
Entre os 1.373 entrevistados para a pesquisa, cerca de 70% consideram sua saúde boa e 26% a classificam como muito boa ou excelente. Apesar disso, 60% visitaram algum médico nos últimos seis meses.

Fonte de informação
A primeira fonte de informação sobre saúde usada globalmente é um profissional de saúde (71%), como médicos, enfermeiros e farmacêuticos. Em segundo lugar, com 47%, aparecem amigos e familiares, demonstrando a influência do boca a boca e o risco da automedicação. As informações online aparecem em terceiro lugar, com 30%, mesmo índice obtido pelas TVs.

As opiniões mundiais se dividem quanto a consultar um especialista pela internet: 43% dos pacientes não usariam a rede para sanar dúvidas com um profissional da saúde. Outros 42% garantem que consultariam um profissional via web. No Brasil, apenas 21% usariam o método online.

fonte: http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2010/11/24/voce-confia-no-seu-medico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário