sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Farmacovigilância - Ác. Zoledrônico - Efeitos adversos sobre função renal.

Farmacovigilância
A agência reguladora da Nova Zelândia, New Zealand Medicines and Medical Devices Safety Authority (Medsafe), publicou recomendação aos prescritores daquele país sobre a associação do uso de ácido zoledrônico a relatos de disfunção e falência renal, especialmente em pacientes com disfunção renal pré-existente. Na Nova Zelândia, o ácido zoledrônico injetável, com 5 mg (Aclasta®), está indicado para prevenção ou tratamento de osteoporose e tratamento da doença de Paget óssea. O ácido zoledrônico injetável com 4 mg (Zometa®) é indicado no tratamento de metástases ósseas osteolíticas, osteoblásticas e mistas, de tumor sólido em câncer de mama ou próstata, e no tratamento de hipercalcemia relacionada à
malignidade. As bulas de ambos produtos contêm advertências sobre o risco de disfunção e falência renal.

De acordo com o Prescriber Update, em agosto de 2009 havia 139 relatos, no mundo, de suspeita de disfunção ou falência renal associada ao ácido zoledrônico 5 mg (Aclasta®). A maioria dos casos foi relatada em pacientes com condições clínicas pré-existentes (idade avançada, disfunção renal, desidratação concorrente ou precedente), ou tratamento concomitante com fármacos nefrotóxicos, tais como AINE e/ou
diuréticos.

No Brasil, o ácido zoledrônico está disponível em apresentações com 4 mg (Zometa® – Novartis; Genérico – Eurofarma; e Blaztere® – Dr. Reddys) e com 5 mg (Aclasta® – Novartis).

Os profissionais da saúde devem considerar os seguintes cuidados durante o uso do ácido zoledrônico:

• A depuração de creatinina deve ser monitorada antes de cada dose do medicamento.
• Não usar em pacientes com depuração de creatinina inferior a 35 mL/min.
• Aumentos transitórios na creatinina sérica podem ser maiores em pacientes com comprometimento préexistente da função renal.
• Monitoramento da função renal deve ser considerado, particularmente em pacientes sob risco elevado.
• Usar com cuidado quando associado a outros medicamentos que possam comprometer a função renal.
• Os profissionais da saúde devem garantir que todos os pacientes, especialmente os idosos e aqueles tratados com diuréticos, estejam adequadamente hidratados antes de receberem o fármaco.
• As infusões do fármaco devem ser lentas, com duração mínima de 15 minutos.

Referência: Prescriber Update Vol. 31, Nº 2, June 2010. Disponível em: http://www.medsafe.govt.nz.
Traduzido e adaptado de: Zoledronic acid: Reports of adverse effects on renal function. WHO Pharmaceuticals Newsletter

N° 4, 2010, p.10-11.

fonte: http://www.cff.org.br/userfiles/file/boletim/2010/farmacoterapeutica%205%20pb.pdf

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhamos com medicamentos especiais!!!

    ResponderExcluir
  3. A OncoExpress é uma empresa que comercializa medicamentos especiais que tem como conceito a excelência na prestação de serviço com dedicação, agilidade, segurança e qualidade.

    Com o objetivo de facilitar a aquisição de medicamentos especiais, a OncoExpress cumpre o papel de ser uma peça fundamental no tratamento, atendendo a necessidade da Classe Médica, que é a garantia da qualidade de vida para seus pacientes.

    Atendemos todo o território nacional, dispensando e entregando nos locais onde nossos clientes desejam receber. Nosso estoque é climatizado, seguindo as normas de boas práticas de armazenamento e acondicionamento, garantindo a qualidade dos produtos que comercializamos.

    Comprar agora ficou mais fácil! Ligue e faça seu orçamento sem compromisso!

    Nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira das 8:00 hs às 18:00 hs e nossa central de telemarketing estará prontamente disponível para receber sua ligação.

    CONTATOS PELO TELEFONE

    (11) 3569-9648

    e-mail: vendas@oncoexpress.com.br

    ResponderExcluir
  4. Trabalhamos com medicamentos especiais!!!

    ResponderExcluir

  5. O Ácido Zoledrônico (Zometa) para Câncer de Próstata | Câncer de Próstata Tem Cura
    O Ácido Zoledrônico (Zometa) para Câncer de Próstata Deixe um comentário O ácido zoledrônico é um tipo de droga bisfosfonato. Ele também tem o nome da marca Zometa. Os médicos usam para tratar cancros que afetam o osso, mais comumente Myeloma, Câncer de mama secundário e Cancro da próstata secundári…
    CANCERDEPROSTATATEMCURA.COM

    ResponderExcluir