terça-feira, 16 de novembro de 2010

NOTIVISA - Excelente ferramenta

O NOTIVISA é um sistema informatizado na plataforma web para receber as notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionados com os produtos sob vigilância sanitária, abaixo listados:

* Medicamentos
* Vacinas e Imunoglobulinas;
* Pesquisas Clínicas;
* Artigos Médico-Hospitalares;
* Equipamento Médico-Hospitalar;
* Kit Reagente para Diagnóstico In Vitro;
* Cosméticos, Produtos de Higiene Pessoal ou Perfume;
* Uso de Sangue ou Componentes;
* Saneantes;
* Agrotóxicos;

Poderão utilizar o NOTIVISA os profissionais de saúde liberais ou que trabalhem em alguma instituição. Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal. Para o profissional de uma instituição/entidade, selecione a opção Instituição/Entidade.

Os usuários cadastrados poderão notificar casos de EA e QT e receberão a confirmação sobre o envio da notificação. Terão acesso à notificação: o notificador, as vigilâncias sanitárias do Município e do Estado e a Anvisa.

O Sistema receberá notificação de casos confirmados ou suspeitos de EA e QT. As notificações enviadas serão mantidas sob sigilo e as informações recebidas servirão para:

* subsidiar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para identificar reações adversas ou efeitos não-desejados dos produtos;
* aperfeiçoar o conhecimento dos efeitos dos produtos e, quando indicado, alterar recomendações sobre seu uso e cuidados;
* regular os produtos comercializados no País e, de forma geral, promover ações de proteção à Saúde Pública.

Ao receber a notificação, os órgãos integrantes do SNVS analisarão a notificação de acordo com a gravidade e risco do EA ou QT.

Os cidadãos poderão notificar EA e QT por meio dos formulários de notificação.

Gestor NOTIVISA

termos

EVENTOS ADVERSOS (EA) = Entendido como qualquer efeito não desejado, em humanos, decorrente do uso de produtos sob vigilância sanitária.
.
Queixas Técnicas (QT) = Entendida como qualquer notificação de suspeita de alteração/irregularidade de um produto/empresa relacionada a aspectos técnicos ou legais, e que poderá ou não causar dano à saúde individual e coletiva.
.
Para cadastrar no NOTIVISA (Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária) = Siga o link: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/cadastro.htm
.
Formulários = Siga o link: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/formularios.htm


fonte: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/apresenta.htm#

Nenhum comentário:

Postar um comentário