segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Estabelecimentos públicos de saúde em sua maioria são municipais

Maior parte dos estabelecimentos públicos de saúde brasileiros são municipais


Pesquisa do IBGE mostra que classes mais baixas podem ter maior acesso aos serviços de saúde no país

O número de estabelecimentos de saúde em atividade total no Brasil teve um crescimento de 22,2% de 2005 para 2009. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na pesquisa de Estatísticas da Saúde - Assistência Médico-Sanitária - 2009. Os dados apontam para um maior acesso da população das classes C e D aos serviços de saúde, uma vez que a maior parte das unidades assistenciais em atividade são municipais.

O acesso a serviços de saúde com qualidade é também uma das prioridades do Laboratório Teuto. De acordo com o gerente de trade marketing, Ítalo Melo, o aumento do poder aquisitivo das classes mais baixas é uma tendência de mercado. "Existe uma grande expectativa de crescimento para o país nos próximos anos, devido à ascensão da classe C e do consumo interno. Os medicamentos Teuto chegam aos nossos parceiros com qualidade e segurança a preços muito competitivos e são medicamentos que têm boa aceitação junto à este público em ascenção no país", explica.

A análise do IBGE identificou que 95,6% das unidades assistenciais públicas são municipais. Isso representa um aumento dos serviços de saúde e uma maior disseminação dos recursos no País. Na análise do serviço privado de saúde, observou-se uma tendência para a diminuição da proporção de estabelecimentos sem fins lucrativos. Os estabelecimentos com vínculo com o Sistema Único de Saúde (SUS), que, em 2005, representavam 30,6% dos particulares, passaram para 27,1% em 2009.

O SUS se manteve em 2009 como a fonte de financiamento mais frequente para os estabelecimentos de saúde, embora tenha tido ligeira queda em relação à sua participação em 2005 (de 70,9% para 67,2%). Em segundo lugar, veio o pagamento direto (particular) das atividades, seguido pelos planos de saúde e os planos próprios, em apenas 2,8% dos estabelecimentos.

Para o Laboratório Teuto este cenário possibilita investimentos para expansão industrial e comercial. O Teuto está muito bem posicionado no mercado para conquistar novas fatias de mercado nesse movimento positivo da saúde no país.

fonte: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24610:maior-parte-dos-estabelecimentos-publicos-de-saude-brasileiros-sao-municipais&catid=47:cat-saude&Itemid=328

Nenhum comentário:

Postar um comentário