segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Celulas Troncos - EUA autorizam 2 empresas a testar em humanos

EUA autorizam duas empresas a testar células-tronco em humanos

Por Maggie Fox

WASHINGTON (Reuters) - Uma empresa norte-americana anunciou nesta segunda-feira que recebeu autorização da FDA (agência reguladora de medicamentos e alimentos) para testar células-tronco embrionárias em pacientes com distrofia macular de Stargardt, uma forma progressiva de cegueira.

É apenas a segunda vez que os EUA autorizam testes com células-tronco embrionárias em humanos. A empresa Advanced Cell Technology disse que irá testar o tratamento em 12 pacientes.

No mês passado, a Geron Corp. recebeu o primeiro voluntário para uma experiência com o
 uso de células-tronco em pessoas com lesão grave de coluna.

Células-tronco são uma espécie de "livro de receitas" do organismo, capaz de dar origem a qualquer tipo de tecido do organismo. Elas são mais abundantes em embriões, e cientistas afirmam que novas técnicas podem levar à cura de diversas doenças e lesões.

Mas muitos se opõem às pesquisas por envolverem a destruição de embriões humanos.
No ano passado, o governo dos EUA revogou as restrições que existiam ao uso de verbas federais para essas pesquisas, mas o assunto é objeto de uma disputa judicial.

A distrofia macular de Stargardt normalmente se manifesta antes dos 20 anos de idade e causa degeneração do epitélio pigmentado da retina. Atualmente, não existe tratamento.

fonte: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/11/22/eua-autorizam-duas-empresas-testar-celulas-tronco-em-humanos-923072920.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário