quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Antibióticos - Venda restrita preocupa pequenas farmácias

Venda restrita de antibióticos preocupa pequenas farmácias 

Retenção da receita médica, uma das alterações previstas pela Anvisa, deve afetar negócios das farmácias menores, que atendem público carente 

  Portal do Consumidor 

As mudanças no mercado de medicamentos no país vão respingar principalmente no comércio das drogarias de pequeno porte, em regiões de menor poder aquisitivo. Como a população tem maior dificuldade de acesso às consultas com médicos em regiões mais pobres, as vendas de antibióticos com receita médica tendem a registrar queda maior no pequeno varejo, que deve passar a ofertar menor mix de antibióticos. A norma foi estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a retenção da receita passa a valer a partir do dia 28.

“Temo pelos reflexos da medida para o consumidor, que tem dificuldades de acesso ao médico e aos planos de saúde”, ressalta Sérgio Mena Barreto, presidente da Associação Brasileira de Rede de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Ele afirma que a possível queda no consumo de antibióticos deve prejudicar principalmente os pequenos varejistas independentes, que trabalham com menos mercadoria. “O consumidor pode ficar prejudicado pelo mix de medicamentos. Se antes as farmácias tinham sete ou oito antibióticos disponíveis para a venda, pode ser que passem a ter apenas o remédio de referência e mais dois de apoio. As grandes redes têm mais gestão e mais estoque, podem conseguir controlar melhor”, reforça.

Minas Gerais conta hoje com cerca de 8 mil farmácias e drogarias, sendo que mais de 90% é de pequeno porte, segundo o Sindicato do Comércio Farmacêutico de Minas Gerais (Sincofarma). Na drogaria e perfumaria Trindade, no Bairro Copacabana, na Região de Venda Nova, cerca de 80% dos clientes compram antibióticos sem receita médica, estima o gerente Flávio Ferreira de Mello.

Carências

“A população mais carente não tem acesso ao médico. Vai ao posto de saúde e não consegue atendimento. Não vai adiantar eu trabalhar com o produto se o cliente não vier com a receita”, afirma Mello. Ele ressalta que a venda de antibiótico deve cair com a nova medida da Anvisa, mas avalia um lado positivo da determinação. “Vai evitar a automedicação.”

Fernando Barbosa, gerente da drogaria Gran Farma Marcelino, no Bairro Glória, acredita que a venda de antibiótico vai ser afetada em todo o varejo. “Outro dia mesmo atendi uma cliente que estava com a garganta toda infeccionada. Ela disse que ficou esperando horas no posto de saúde, mas não conseguiu consulta. Nas regiões mais carentes, os postos demoram mais de quatro horas no atendimento”, diz Barbosa.

“Ainda é cedo para falar em queda de vendas. Mas se os antifúngicos e os antimicróbicos entrarem na lista da Anvisa, aí poderemos ser mais afetados. Alguns são pomadas receitadas pelos farmacêuticos”, observa Wellington Tiago Moreira, gerente da MedFarma Drogaria e Perfumaria, no Nova Granada.

A diretora do Sindicado dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais, Luciana Silami Carvalho, defende a medida da Anvisa sob o ponto de vista da saúde. “Se a população começa a consumir antibiótico indiscriminadamente, as bactérias criam resistência.” Ela reconhece, no entanto, que a medida deve trazer queda de vendas de medicamentos nas farmácias. “Com certeza deve diminuir”, diz.


fonte: http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=215895

Nenhum comentário:

Postar um comentário