quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Novartis corta postos de trabalho nos EUA com fim de patentes

Por Katie Reid
ZURIQUE (Reuters) - A farmacêutica suíça Novartis irá cortar sua força de trabalho no setor de medicamentos de medicina familiar nos Estados Unidos, em meio a sua estratégia de focar em medicina especializada e diminuir os custos de seus negócios ao se aproximar do prazo de vencimento de patentes.
O corte de 1,4 mil postos de trabalho entra em vigor a partir de 1o de janeiro de 2011, e a reestruturação da companhia deve gerar uma economia de cerca de 85 milhões de dólares, afirmou a Novartis nesta terça-feira.
Os negócios de farmacêutica da Novartis contam com mais de 13 mil funcionários nos EUA, e o grupo como um todo emprega mais de 18 mil pessoas no país. No total, a Novartis tem 100 mil funcionários em todo o mundo.
Os cortes seguem notícias de que sua concorrente Roche também iria promover cortes de cerca de 6 por cento de sua força de trabalho, enquanto que a alemã Bayer afirmou que planeja demitir milhares de funcionários como parte de um programa de economia de 1 bilhão de euros.
A Novartis planeja sair do mercado de massa de medicamentos como os para tratamentos de hipertensão, uma vez que suas patentes de alguns produtos-chave nos próximos anos.

fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2010/11/30/novartis-corta-postos-de-trabalho-nos-eua-com-fim-de-patentes-923150678.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário