terça-feira, 23 de novembro de 2010

Farmacêuticos querem barrar exigência de receita para antibióticos. FARMACÊUTICOS?????

Farmacêuticos querem barrar exigência de receita para antibióticos

Foto: Agência Brasil Zoom Venda de antibióticos passará a ter maior controle no Brasil Venda de antibióticos passará a ter maior controle no Brasil

Da Redação, com Rádio Bandeirantes

cidades@eband.com.br

A ABCFarma  (Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico) pretende entrar na Justiça para impedir a exigência da receita médica na venda de antibióticos. A regra da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) prevê a identificação de quem comprou o remédio com nome, RG, endereço e telefone, a partir do próximo domingo.

Uma das vias da prescrição, que terá validade de 10 dias, ficará com o paciente e a outra, com o estabelecimento comercial. O presidente da ABCFarma, Pedro Zidói, garante que a preocupação é com o acesso da população ao remédio.

Zidói vai à Brasília para tentar reverter a decisão da Anvisa, mas diz que a redução de até 50% nas vendas de antibióticos  e no faturamento não são motivos.

O presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Melo, colocou em dúvida o objetivo das farmácias para barrar a obrigatoriedade de receita na venda de antibióticos.

Redação: Bárbara Forte

fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/saude/conteudo.asp?ID=100000370664

3 comentários:

  1. ABCfarma NÃO representa e NUNCA representou os Farmacêuticos brasileiros.
    .
    Que gafe da Band.

    ResponderExcluir
  2. Se essa medida fosse correta, nos Países de 1º mundo onde começou a infecção hospitalar e a resistencia bacteriana, onde também já existe a muitos anos a burocracia da retenção da receita esse problema ainda não foi resolvido, oque se conseguiu foi uma dificuldade no acesso aos medicamentos e aumento de preço em função da redução na demanda

    ResponderExcluir
  3. Essa medida não houve uma consulta publica com análise profunda, os CRF não foram consultados nem os demais seguimentos do setor.
    O Farmacêutico vai ter que tirar o foco da Atenção farmaceutica reduzindo o espaço de suas conquistas para se dedicar a mais uma burocracia que é o acompanhamento e envio de ralatório para ANVISA e DVISA. Essa medida não reduz a automedicação o objetivo é aumentar as consultas dos médicos. Se um paciente vai ao médico ele prescreve um receituário e o paciente não obedece a posologia por qualquer motivo já configura a automedicação, pois o paciente não obedeceu as orientações do receituário e de qualquer forma vai desenvolver uma resistência bacteriana.

    ResponderExcluir